DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE SOJA

A soja é um alimento nutritivo? Quais os benefícios da soja à saúde?

A soja é muito nutritiva. É rica em proteínas de alta qualidade, gorduras boas (ômegas 3 e 6), fibras, vitaminas e minerais, e é pobre em gorduras ruins (saturadas).

Além disso, pode melhorar os níveis de colesterol no sangue - o que está relacionado à saúde do coração - e contém outros elementos que fazem muito bem à saúde, como as isoflavonas. Sem se esquecer dos bons resultados quando associada a osteoporose, obesidade, entre outros fatores.


Qual é a diferença entre intolerância à lactose e alergia à proteína do leite de vaca?

Tanto a intolerância à lactose quanto a alergia à proteína do leite de vaca são distúrbios relacionados ao consumo de leite e seus derivados. Porém, têm causas e sintomas diferentes. Vamos entendê-los?

A intolerância à lactose é a dificuldade ou a incapacidade de digerir a lactose, um açúcar característico do leite e dos seus derivados.

Algumas pessoas não produzem ou produzem pouco a enzima responsável por essa digestão, provocando, assim, o sintoma da intolerância: diarreias, dores na barriga, inchaço no abdômen.

A alergia à proteína do leite de vaca, por sua vez, ocorre quando o corpo humano interpreta como perigo algumas proteínas existentes no leite ingerido, desencadeando assim uma forte resposta imunológica - processo conhecido como alergia. Seus sintomas são coceira e irritação na pele, diarreias, vômitos e às vezes até distúrbios respiratórios.

Para os dois problemas, os tratamentos consistem basicamente em reduzir ou eliminar da alimentação o leite e seus derivados.

AdeS Original e Saborizados (Shake de Morango, Vitamina de Banana, Frapê de Coco e Chocolate Clássico) são uma alternativa ao leite de vaca e contêm 240mg de cálcio em 200ml.


As bebidas derivadas da soja são uma opção para quem tem alergia ao leite de vaca ou intolerância à lactose?

A dieta com soja, mais precisamente com bebidas derivadas da soja, pode ser uma alternativa ao leite de vaca para pessoas com alergia à proteína do leite ou com intolerância à lactose, mas, para isso, é preciso que haja orientação clínica e nutricional, garantindo a adequação calórica e a ingestão de todos os nutrientes para o desenvolvimento e a manutenção da saúde.

AdeS Original e Saborizados (Shake de Morango, Vitamina de Banana, Frapê de Coco e Chocolate Clássico) são uma alternativa ao leite de vaca e contêm 240mg de cálcio em 200ml.


Alimentos derivados de soja auxiliam na nutrição pós-treino?

A nutrição no pós-treino é muito importante para a recuperação muscular. O período entre 30 e 60 minutos após o término do exercício é o momento ideal quando se trata da reposição de nutrientes. Indivíduos fisicamente ativos e atletas devem consumir alimentos que forneçam um mix de carboidratos e proteínas para melhorar a recuperação.

A soja e seus derivados, como as bebidas à base de soja (AdeS Original, por exemplo), são fonte de proteínas. Quando batido com frutas, é possível ter uma combinação de nutrientes, sendo, assim, uma boa opção alimentar.


A bebida de soja feita com o extrato de soja tem qualidade diferente daquelas preparadas com proteína isolada da soja?

Os benefícios do extrato de soja são superiores aos da proteína isolada de soja. Isso ocorre por que o extrato de soja é o produto obtido a partir da moagem dos grãos de soja com água. Dessa forma, ele preserva, além da proteína, parte dos carboidratos, gorduras boas, vitaminas e minerais presentes na soja.

Já a proteína isolada da soja é um produto extraído da farinha de soja desengordurada e possui no mínimo 90% de proteína. Dessa maneira, o isolado proteico de soja contém somente proteína. Os demais nutrientes (preservados no extrato de soja) são eliminados na composição do produto final.

Apesar de conter maior quantidade de proteína do que o extrato, por ser concentrado, o isolado proteico de soja geralmente é diluído para o consumo. Sendo assim, o produto final oferece uma quantidade de proteínas similar à do extrato por porção. Por isso, é muito importante observar a embalagem e a tabela nutricional dos alimentos no momento da compra. Os produtos da linha AdeS Original fornecem 25g de proteína de soja por litro, ou seja, 5g para cada copo de 200ml.


Soja é um alimento de gosto ruim?

Preparações com o grão, com a proteína ou com alimentos derivados da soja podem ficar muito saborosas. Assim, uma ótima dica para incluir a soja na dieta é consumir AdeS, um bom exemplo de alimento de soja saboroso. Em suas duas linhas - Original e Frutas - AdeS possui vários sabores para agradar ao paladar de toda a família.


As isoflavonas presentes na composição da soja (isoflavonas da soja) são iguais ao estrogênio?

Estudos clínicos mostram que as isoflavonas são, de fato, diferentes do estrogênio. Por exemplo, o estrogênio estimula o tecido das mamas e o tecido vaginal e reduz a perda óssea em mulheres na pós-menopausa. As isoflavonas, por sua vez, não surtem nenhum desses efeitos.

Estudos sugerem ainda que o consumo de isoflavonas na infância reduz o risco de câncer de mama em uma fase mais tardia da vida. Por outro lado, tanto as isoflavonas quanto o estrogênio aliviam as ondas de calor, e há algumas evidências que sugerem que ambos melhoram a saúde da pele.


O consumo de soja pode levar ao câncer de mama?

Não. Ao contrário, inclusive. Existem estimativas que relacionam o baixo índice de câncer de mama com o alto consumo de alimentos de soja em alguns países. O Japão é um bom exemplo. Muitas evidências indicam, ainda, que consumir soja na dieta desde a infância ajuda a obter proteção contra esse tipo de câncer.

Além disso, tanto o American Institute for Cancer Research quanto a American Cancer Society concluíram que os alimentos derivados de soja, além de seguros, são ótima fonte de nutrientes para pacientes com câncer de mama.


A soja contém hormônios femininos que podem ser prejudiciais aos homens?

De maneira nenhuma. O que acontece é que a soja contém as isoflavonas, que têm a estrutura química semelhante à do hormônio estrógeno, mas as duas substâncias têm efeitos e funções completamente diferentes. Por isso, pode ficar tranquilo: a soja e seus derivados não promovem nenhum efeito feminino nos homens.


As crianças podem consumir soja?

A cultura da soja  tem sido feita na Ásia por muitos séculos e os produtos dela derivados são encontrados em todas as casas nos países do continente. As crianças asiáticas começam a consumir soja e produtos derivados da soja muito precocemente e não há evidências científicas de que o consumo equilibrado de soja pelas crianças seja prejudicial.

Nos guias alimentares para a população brasileira, a soja encontra-se no grupo das leguminosas e recomenda-se 1 porção ao dia até os 2 anos de idade e 2 porções ao dia para crianças mais velhas.


Quais são os benefícios da soja para o coração?

Incluir a soja na dieta pode trazer benefícios ao coração uma vez que a proteína da soja diminui diretamente os níveis de colesterol sanguíneo, um importante fator de risco para doença coronariana.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a proteína de soja é um nutriente com propriedades funcionais e/ou de saúde e foi aprovada a seguinte afirmação: "O consumo diário de no mínimo 25g de proteína de soja pode ajudar a reduzir o colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e a hábitos de vida saudáveis".


Bebida à base de soja é a mesma coisa que fórmula infantil à base de soja?

Não. As fórmulas infantis à base de soja são produtos modificados, com composição semelhante à do leite materno, destinadas a atender às necessidades de bebês que, por motivos diversos, não podem se alimentar do leite materno ou da fórmula convencional.

Elas são feitas a partir da proteína isolada de soja, a qual conta como única fonte de proteína. Não contêm lactose. Já a composição do “leite de soja” (bebidas a base de soja) é diferente. As bebidas à base de soja são feitas a partir do grão da soja e possuem menor quantidade dela do que as fórmulas infantis. As bebidas à base de soja podem ser consumidas por toda a família, dentro de uma alimentação balanceada.


A proteína de soja é de alta qualidade?

Sim, a proteína da soja é considerada uma proteína completa, sendo esse um dos principais benefícios da soja. As proteínas são formadas por aminoácidos, sendo que a soja apresenta ótimo equilíbrio de aminoácidos essenciais (que devem ser obtidos por meio da dieta). A soja é considerada atualmente o único alimento de origem vegetal que apresenta tal característica.


Qual a diferença entre os sucos de frutas com soja e as bebidas à base de soja (popularmente conhecida como "leite de soja")?

As bebidas à base de soja que são uma alternativa ao leite de vaca, para pessoas que possuem intolerância à lactose, alergia à proteína do leite de vaca, ou apenas para aquelas que procuram um estilo de vida mais saudável. Por serem um alimento de origem vegetal, esses produtos derivados da soja têm 0% de colesterol e 0% de lactose.

A linha AdeS Original e Saborizada é fonte de proteína e contém cálcio no mesmo teor do leite (240mg/200ml), podendo ser uma alternativa ao leite de vaca.
Os sucos de frutas com soja são exatamente sucos de fruta natural com extrato de soja e possuem uma menor quantidade de soja e, consequentemente, de proteínas do que as bebidas à base de soja. A linha AdeS Frutas faz parte dessa descrição e não contém conservante ou corantes artificiais.

Duzentos mililitros de AdeS Original e Saborizada têm 5,2g de proteína de soja.
Duzentos mililitros de AdeS Frutas têm 1,2g de proteína de soja.


Em quais ocasiões alimentos derivados de soja devem ser evitados?

A proteína de soja, assim como a maioria das proteínas alimentares, pode causar alergia em algumas pessoas. Se alguém é alérgico à proteína de soja, deve evitar alimentos à base de soja.
Entretanto, apenas 1 em cada 2.500 adultos apresenta alergia à proteína de soja (diagnosticada por um médico), enquanto o número de pessoas alérgicas à proteína do leite de vaca é 40 vezes maior. A prevalência de todas as alergias alimentares é maior em crianças do que em adultos. Entretanto, 70% superam suas alergias quando chegam aos 10 anos de idade.


Quem tem Diabetes pode consumir soja e produtos derivados de soja?

A Diabetes mellitus é uma doença caracterizada pelo aumento do nível de glicose no sangue resultante de defeitos na capacidade do corpo em produzir e/ou usar o hormônio insulina. A grande maioria dos casos são de Diabetes tipo 2, que é fortemente influenciada pela dieta e atividade física. Essa alteração do organismo pode atingir pessoas de todas as idades, gêneros e partes do mundo.

Quando fora de controle, a glicemia elevada pode causar danos ao sistema nervoso , rins , olhos, dedos , pés e pernas , e anormalidades lipídicas no sangue. Por isso, a prevenção através de uma alimentação balanceada e exercício físico , é essencial para redução de todos os riscos e complicações associadas com diabetes.

A incorporação de soja na dieta de uma pessoa com diabetes pode também ser uma ferramenta médica eficaz. Estudos mostram que os alimentos de soja inteiros, bem como as isoflavonas de soja , fibras e proteína podem melhorar os níveis de glicose no sangue e podem ajudar a evitar a progressão da diabetes tipo 2 além de auxiliar na perda de peso e controle do colesterol. Assim, os diabéticos podem sim consumir soja e alimentos a base de soja desfrutando de todos os benefícios que esse alimento oferece tanto para o tratamento como para a prevenção do Diabetes.


O que é lecitina de soja? A lecitina de soja possui algum benefício para a saúde?

A lecitina presente nos grãos da soja é um componente lipídico que age na regulação dos níveis de colesterol e triglicérides no sangue, promovendo uma ação benéfica na saúde cardiovascular. A lecitina também pode ser extraída do óleo de soja e empregada na fabricação de produtos industrializados para facilitar a homogeneização dos ingredientes e ajudar na dissolução.

Em AdeS Original e AdeS frutas, por exemplo, a lecitina da soja é utilizada para manter as propriedades físicas da proteína assegurando todos os benefícios da proteína da soja.


Posso incluir a soja na minha dieta de perda de peso?

Sim! A soja na dieta é uma ótima opção para auxiliar na perda e manutenção do peso. O beneficio do consumo da proteína de soja é que, além de aumentar a saciedade, evitando o consumo excessivo de outros alimentos, eleva o gasto energético levando à redução no ganho de gordura corporal e peso.

A soja não possui colesterol, por ser de origem vegetal e não agrega teores excessivos de gordura saturada (a “gordura ruim”) e possui gorduras boas, como ômega 3 e 6. Deste modo, incluir de maneira equilibrada a soja e alimentos derivados da soja na dieta é uma alternativa nutritiva e gostosa para o controle do peso.