IMPRENSA

Consumo de soja é aliado na prevenção do câncer de mama



Estudos apontam que componentes nutricionais do grão representam importantes fatores preventivos contra a doença.


A incidência do câncer no Brasil vem aumentando a cada ano. Não apenas no País, mas no mundo todo. Um estudo divulgado pelo Ministério da Saúde e realizado pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer) aponta que, em 2014, serão 580 mil novos casos de câncer no Brasil. Neste contexto, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, sendo o mais comum entre as mulheres (responde por 22% dos casos novos a cada ano).


A alta incidência preocupa. O diagnóstico precoce e a prevenção são importantes na luta contra qualquer câncer. Acredita-se que a genética é responsável por apenas 10-15% dos casos de câncer de mama e o meio ambiente, incluindo a alimentação, desempenham um papel importante na predisposição de mulheres a esse tipo de câncer.

Estudos clínicos do American Institute for Cancer Research (AICR) mostram que as isoflavonas podem ser grandes aliadas na prevenção do câncer de mama se consumidas desde a infância. As isoflavonas da soja têm efeito anticâncer, pois possuem afinidade por receptores específicos em nosso organismo, o que desencadeia determinados efeitos.


Apesar da semelhança com o hormônio estrogênio, o efeito da isoflavona, além de distinto, é muito mais fraco. De acordo com Mark Messina, importante estudioso da soja, ao contrário do hormônio, que se acopla com a mesma afinidade a ambos os receptores de estrogênio, as isoflavonas acoplam-se preferencialmente aos receptores de estrogênio beta (ERβ) em comparação aos receptores de estrogênio alpha (ERα). Tal distinção é potencialmente importante porque a ativação de ERβ pode levar a efeitos diferentes e às vezes opostos aos efeitos associados com a ativação de ERα. Por exemplo, o estrogênio estimula o tecido das mamas, enquanto as isoflavonas produzem efeito contrário. Assim, a ingestão de isoflavonas de soja pode reduzir o risco de morte e recorrência do câncer de mama.


O consumo de alimentos de soja desde a infância pode proporcionar proteção contra o câncer da mama. “É recomendado que as meninas ingiram pelo menos uma porção de até 25g por dia de alimentos de soja, não apenas por seus atributos nutricionais, como também por seus potenciais benefícios à saúde, como o impacto positivo nos níveis de colesterol sanguíneo, já que a soja possui a alegação funcional de reduzir os níveis de colesterol, e a grande quantidade de nutrientes importantes que o grão fornece ao organismo, como proteína de alto valor biológico e vitaminas do complexo B”, explica Gisele Pavin, coordenadora de saúde e nutrição da Unilever.

 


Sobre AdeS 

Líder de mercado na categoria de bebidas à base de soja, AdeS foi lançado em 1988 e começou a ser fabricado no Brasil em 1997. O portfólio da marca reúne mais de 30 produtos com diferentes sabores e tamanhos. Todos os produtos AdeS possuem Soy Force, combinação exclusiva de proteína da soja, vitaminas e minerais presentes em sua fórmula, que dá força para fazer mais ao contribuir para a manutenção da energia ao longo do dia.
Acesse a página de AdeS no Facebook e no Twitter.

 


Informações para imprensa – Concept PR 
Mayra Martins – (11) 4095.2906 / 97454-7559
mayra.martins@conceptpr.com.br

TOP